21 de set. de 2011

Mulheres no Cinema






Estive na Casa de Cultura Polônia Brasil Tadeuz Koscuszko assistindo uma palestra sobre “A mulher no cinema”.

Iniciou com um documentário biográfico lindíssimo da Ana Johann, mostrando um pouco do município de Cruz Machado e a colonização polonesa.


Na sequência falou o artista Walton Wysocki, responsável pela inclusão da categoria VideoArte no Salão de Arte, grande conhecedor do mundo do cinema e ilustrador durante muitos anos dos cartazes usados para a divulgação dos filmes.

Muitas outras pessoas acrescentaram informações e análises valiosas ao tema, traçando o panorama da presença feminina ao longo da história do cinema.


História de Greta Garbo, Ingrid Bergman, Vivien Leigh, Judy Garland, Katharine Hepburn, Joan Crawford, Andrey Hepburn, Claudia Cardinalle, Marilyn Monroe, Sophia Loren, Daryl Hanna, Juliette Binoche, tantas......e não posso esquecer das nossas como Glória Meneses e mais recentemente o sucesso da Lilian Cabral.

Foi unânime a saudades do cinema de rua com a nostalgia de suas luzes, o cheiro da pipoca e as filas na calçada. O último filme que vi nesta situação foi no Cine Condor, Jurassic Park. Lembro depois do filme sair andando pelas ruas, sentindo a brisa enquanto discutíamos o filme. Naquela noite foi impossível não imaginar dinossauros saindo de trás dos prédios da Rua XV. Claro que hoje temos os cinemas de última geração e muito conforto nos shoppings, mas sem dúvida, ficamos sem o charme!

Outro tema interessante debatido foi a necessidade de restaurar grandes filmes. Sempre se fala na restauração de quadros, estátuas, esculturas, museus, e infelizmente os filmes não são tratados da mesma maneira e muito se tem perdido.

Foi uma noite muito agradável, e ainda ganhei um livro maravilho sobre a obra do Sr. Walton, ao acertar o nome da fazenda do filme “E o Vento Levou”, mas essa não tinha como errar!!!

3 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Eli,
Que programa!
Perdi! Adoraria ter participado
deste evento. Minha mãe, então,
nem se fala. Ela sabe muito sobre
cinema antigo. Conhece atrizes, atores e filmes antigos.
Fica pra próxima.rsrsrsrsrs
bjs
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

Jeferson Cardoso disse...

Olá Eiziane!
Também sinto falta desse cinema de rua.
Tenha uma excelente quarta-feira!
Abraço do blogueiro navegante.

Quero lhe convidar para que leia ‘Eu, o técnico em informática, e a funkeira’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Patrícia disse...

Vim conhecer seu blog através do blog da Patricia Paulozi...e concidência o Jeferson que está aqui,já comentou no meu blog.Adoro ler blogs igual ao seu e o dele.Ah , e adoro Audrey Hepburn.
Até breve