3 de ago. de 2012

Livro: Agora e Sempre, A Vida é um Projeto

Minha resenha do Livro "Agora e Sempre, a Vida é um Projeto- Uma Visão Ampliada da Vida"
de Silvia Maria de Araújo e Armelino Girardi, na coluna Livros de Negócios da Isabel Furini no ICNews:

http://www.icnews.com.br/2012.08.01/negocios/livros-de-negocios/agora-e-sempre-a-vida-e-um-projeto/



Agora e sempre, a vida é um projeto

O livro Agora e Sempre, a Vida é um Projeto, escrito pela socióloga Silvia Araújo e o Consultor em Gestão de Pessoas Armelino Girardi foi lançado no SESC Água Verde. Uma das leitoras, Eliziane Nicolao Lobo Pacheco (formadaem Comércio Exterior) que já participou das Oficinas que oriento no Solar do Rosário, gostou do livro e enviou a seguinte resenha:
“Ter qualidade de vida e encontrar um sentido pelo qual viver, é um grande desafio quando apenas a satisfação material já não basta. O que nos move para isso? Como integrar as várias partes que formam a vida sem enlouquecer?
O livro “Agora e Sempre, a Vida é um Projeto” (Ed. Clube dos Desaposentados, 2012, 216 p.) apresenta A Roda de Satisfação da Vida, a qual mostra a importância do autoconhecimento como instrumento para desenvolver potencialidades e expressar o melhor, além de ampliar a compreensão do outro, o que acaba por diminuir os atritos.
Em uma época em que o amor é banalizado e se tornou descartável, o livro nos lembra da importância do diálogo e do autoconhecimento para uma maior aproximação nos ramos que formam os relacionamentos sejam eles íntimos, familiares ou simplesmente amigos.
O ramo dedicado ao trabalho na Árvore da Vida questiona as escolhas, tentando encontrar qual o real valor do trabalho na jornada do individuo. Carreira, sucesso profissional, vida particular: qual o espaço de cada um?
Na sociedade de consumo desordenado, perdemos a noção do que realmente é importante, do que nos faz bem. A Roda ajuda avaliar as escolhas e convida a contribuir para melhorar, através de atividades solidárias e voluntariado, sem ficarmos presos à ditadura da felicidade que a mídia impõe.
O grande desafio como sempre é encontrar o equilíbrio, definindo prioridades dentro da nossa cultura de excessos. Fazendo uma avaliação dos fatores que mais marcaram ao longo da vida, lugares e pessoas, é possível a cada indivíduo se conhecer melhor. Avaliar quais serão os próximos passos de acordo com a vontade de cada um, e assim aproveitar, com discernimento, melhor o tempo que foi dado.
Após estas reflexões, o livro auxilia o leitor, na formação de um projeto de vida, seja ele qual for, independente da realidade, idade, sexo, condição social, lembrando sempre que nada é exato, tudo e todos estão em movimento, e mesmo os projetos elaborados devem sempre ser readaptados e enquadrados na realidade do dia a dia de cada leitor.”



Nenhum comentário: